quarta-feira, 12 de outubro de 2016

5 livros infantis



Como hoje é o Dia das Crianças, nada mais justo do que uma listinha com 5 histórias que os pequeninos adoram. Decidi indicar livros porque eu sou apaixonada por literatura infantil, principalmente se for uma fantasia bem louca tipo Alice no País das Maravilhas. E é uma delícia ler esses livros para irmãos, primos e filhos. 

Vamos lá!

5. O Pequeno Príncipe




Livro de criança? Com certeza.
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?
O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.

Bom, O Pequeno Príncipe é um clássico da literatura infanto-juvenil, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, e já adaptado para história em quadrinho, filmes e animações. O livro é adorado pelas crianças e também por milhares de adultos que leem e releem como se fosse a primeira vez. É um livro curtinho e adorável, com ilustrações fofas e uma história que cativa e emociona no final. 


4. Menina Bonita do Laço de Fita

Um coelho branco apaixonado por uma criança negra. Isso é possível? Sim, e a comprovação está nas páginas do livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado.
Além do caráter lúdico de sua criação, a autora coloca em cena, nesta obra, diversos aspectos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a fraternidade inter-racial. Razão suficiente para tornar Menina bonita do laço de fita um excelente livro infantil, com alta dosagem de sensibilidade.
O Coelhinho ainda vai além, e deseja também ter a cor da pele igualzinha à da menina!
Menina Bonita do Laço de Fita é um livro de Ana Maria Machado que recebeu vários prêmios da literatura infantil. Não sei se muita gente conhece e gosto de indicar justamente por isso, seria adorável que conhecessem e lessem para as crianças que conhecem, principalmente se forem crianças negras. Li este livro quando era criança e foi o único livro, que eu me lembre, que conseguiu me representar na infância. Era um dos meus livros favoritos e acho importante para as crianças negras para que elas saiam um pouco da atmosfera de livros somente com personagens brancos e passem a se enxergar nas histórias que leem.

Americanas
Saraiva
Estante Virtual 

 3. Como Treinar o Seu Dragão


Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim...
Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, Como treinar o seu dragão é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis.

Como Treinar o Seu Dragão é um livro de Cressida Cowell que, inclusive, é bem conhecido. A história foi adaptada para uma animação da DreamWork Studios. A história é fantástica, as ilustrações são muito bem feitas e, no filme, a animação é também uma fofura. Um bom livro para incentivar as crianças a lerem, pois ver o filme gera uma curiosidade e, quem sabe, ela não se interesse pelo livro também, né?! E se ela não tomar a iniciativa, nada melhor do que sentar do ladinho e ler para ela.

Saraiva
Americanas

2. O Menino de Vestido


A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas - ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz - jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.
Então, este é um livro que nunca cheguei a ler, mas como acompanho os trabalhos do autor David Walliams, acabei conhecendo o livro e me interessando pela sinopse e temática. Li algumas críticas muito boas sobre o livro e recomendo e leria para os meus irmãos. Acho que temos sempre que estar mostrando às crianças essas quebras de paradigmas para que elas cresçam sabendo que não existe coisa "de menino" e "de menina". Inclusive o David Walliams é fantástico quando se trata de literatura infantil, ele tem títulos muito bons que são tão válidas as leituras quanto O Menino de Vestido, como Vovó Vigarista e Ratoburguer.

Saraiva
Americanas

1. Alice no País das Maravilhas


Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas, como o Gato, o Chapeleiro e a Rainha de Copas - e lhe apresentam enigmas.

Não tenho como falar de literatura infantil sem citar o clássico de Lewis Carroll, que inclusive é o meu livro favorito da vida. Alice no País das Maravilhas é o livro que toda criança deve ler e que mostra um pouco como toda criança se sente: sonhadora, curiosa... Me divirto em buscar outras versões, adaptações e as milhares de coisas que existem sobre o universo de Alice. Sem dúvidas é um livro que eu super recomendo e que tenho certeza que satisfaz a maioria das crianças que o leem.

Livraria Cultura 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o blog


Conteúdo sobre questões raciais e de gênero de forma acessível e cor-de-rosa. O blog aborda assuntos como moda e estética negra como forma de expressão, além de questões ligadas ao movimento negro e feminista na contemporaneidade.

Newsletter