quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Inspiração | Box Braids


Hoje vamos falar de cabelo e estética negra, especialmente para as manas que usam ou pensam em usar tranças, também conhecidas como box braids. Trouxe esse post de inspiração, pois muitas mulheres negras sofrem bastante com a autoestima abalada ao passarem pela transição capilar. Eu já passei (e ainda estou passando um pouco) e digo: é péssimo para a autoestima. Por isso eu decidi usar tranças, para que fosse mais tranquilo passar pela transição sem sofrer muito com a questão das duas texturas no cabelo, o famoso efeito água-viva (quando o cabelo fica muito inchado na raíz) e, até hoje, quando tiro as tranças, me sinto abalada porque minha transição ainda não está completa. 

Eu sou suspeita para falar, mas usar tranças é uma coisa maravilhosa! Tanto é que eu viciei e estou sempre mudando o visual dos cabelos. Além de uma forma de resistir a tudo aquilo que me foi imposto quando eu era criança, ao passar por alisamentos e afins, é uma forma também de se reafirmar e sentir orgulho da estética negra. 

Por isso eu trouxe algumas inspirações de box braids, tanto modelos e formas de usar quanto de pessoas que usam e me inspiram muito. 

Pretos




Castanhos





Loiros




Vermelhos




Ombré




Coloridos














Curtos







Penteados





Tá aí, inspiração para todo gosto e para todos os cabelos. Achei importante construir o post de uma forma que mostrasse diversos tipos de pessoas e cabelos diferentes usando box braids, porque no início quase todo mundo fica inseguro de colocar ou não por achar que não vai ficar bonito, que não vai combinar com o rosto, com o cabelo, enfim... são inúmeras inseguranças que acabam fazendo a pessoa desistir de usar. Então o que digo é: se joguem. Nada de se preocupar com o que vão achar e, se acabar se sentindo desconfortável, é só tirar depois. 

Para os homens, não achei nenhuma referência interessante de homens usando box braids, mas sim, óbvio que existem e ficam lindos também. Inclusive, todos os modelos acima não são exclusivamente femininos, porque cada um tem a liberdade de usar o que quiser, sem se preocupar se aquilo é ou não "de mulher", então se joguem também. 

E por último, coloquei acima apenas referências de mulheres comuns, como todas nós, porque acho importante fugirmos do ideal de mulher que está na mídia, pois é muito difícil (e quase impossível) ser igual a aquela artista maravilhosa que tanto amamos. Mas não posso deixar de falar delas, pois são inspiração para muitas pessoas, inclusive para mim, que me inspiro muito em mulheres como Nátaly Neri e Magá Moura. São personalidades da mídia, da internet, que estão levando a estética negra para um ponto de mais visibilidade e assim passam a influenciar muitas garotas que ainda estão presas em tratamentos de química e afins. 

Personalidades

. Beyoncé




. Magá Moura







. Nátaly Neri





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o blog


Conteúdo sobre questões raciais e de gênero de forma acessível e cor-de-rosa. O blog aborda assuntos como moda e estética negra como forma de expressão, além de questões ligadas ao movimento negro e feminista na contemporaneidade.

Newsletter