domingo, 29 de janeiro de 2017

STUDIO7 | Dia Nacional da visibilidade Trans


Hoje, dia 29 de Janeiro, é o Dia Nacional da Visibilidade Trans e como eu sou uma pessoa trans irei indicar para vocês alguns filmes e serie que tenham personagens trans. Porem, infelizmente, a maioria das produções, sejam elas de TV ou Cinema, ainda costuma chamar atores cisgênero (pessoas que se identificam com o gênero atribuído no nascimento, diferente das pessoas trans) para atuar em papeis de personagens Trans e garanto que não é por falta de bons atores ou atrizes Trans.

Quem é amante da Netflix sabe que eles fazem certo e chamam pessoas Transgênero para interpretar papeis do tipo. Até agora são somente 3 personagens Trans mas todos eles são bem importantes nas suas séries. A primeira personagem apareceu em Orange Is The New Black e é a Sophia Burset, interpretada pela maravilhosa Laverne Cox que além da serie, está participando das gravações do remake do musical de terror Rocky Horror Picture Show, na personagem de Dr. Frank N. Furter. A segunda personagem Transgênero é a Nomi, interpretada por Jamie Clayton em Sense8 e por ultimo e não menos importante temos um menino trans em The OA,  Buck que ficou nas mãos do Ian Alexander.

Um filme que chegou ao Brasil no começo de 2016 e merece todo destaque aqui é Tangerine, além de ter sido todo gravado com um Iphone 5S, as das atrizes principais (Mya Taylor e Kitana Kiki Rodriguez) também são trans.

Transparent é uma série da Amazon, estreada em 2014 e ja está entrando na sua quarta temporada, a serie também conta com duas atrizes transgênero: Trace Lysette e Hari Nef.

Como ainda são poucas as produções com atores ou atrizes trans interpretando papeis de pessoas transgênero irei deixar aqui uma listinha de filmes com personagens trans que vale a pena assistir:
  • Priscilla, A Rainha do Deserto (1994)
  • Tudo Sobre Minha Mãe (1998)
  • Boys Don't Cry (1999)
  • Transamerica (2005)
  • Dallas Buyers Club (2013)
  • Tomboy (2014)
  • A Garota Dinamarquesa (2015) (odeio esse filme mas cinematograficamente falando é bom)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o blog


Conteúdo sobre questões raciais e de gênero de forma acessível e cor-de-rosa. O blog aborda assuntos como moda e estética negra como forma de expressão, além de questões ligadas ao movimento negro e feminista na contemporaneidade.

Newsletter