quarta-feira, 8 de março de 2017

20 filmes sobre grandes mulheres

Confira uma lista com 20 filmes e documentários sobre grandes mulheres que marcaram a história



O dia de hoje é muito especial, pois é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas uma data para as mulheres receberem flores e chocolates, mas para lembrar que ainda não somos tratadas com igualdade na sociedade atual e dar uma visibilidade maior para o que as mulheres ainda lutam, reforçar o grande problema do machismo e misoginia que vivemos diariamente e também para lembrar e homenagear as mulheres que lutaram para conseguirmos alguns direitos que já temos hoje ou que tiveram grandes feitos mas foram apagadas da história. 

Todos que me conhecem sabem que eu dou o meu total apoio (e luto junto) à causa feminista, inclusive aqui no blog já foram publicados alguns textos e artigos produzidos por mim sobre o tema (link no final do post). Portanto, aproveito o gancho da semana para falar sobre filmes que contam histórias de grandes mulheres que existiram e foram muito importantes para diversos setores da sociedade. 

!Mulheres Arte Revolução (2010)


Sinopse: !Mulheres Arte Revolução é um documentário de 2010 que explora a “história secreta” do movimento de arte feminista dos Estados Unidos nos anos 70 e 80, através de conversas, observações, documentos e obras de artistas visionárias, historiadoras, curadoras e críticas de arte. O movimento artístico feminista foi um movimento ativista que proporcionou um modelo de mudança cultural e política, contra a discriminação, a exclusão racial, e a violência de gênero.

Estrelas Além do Tempo (2016)


Sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres negras, provou ser o elemento crucial que faltava para a vitória dos EUA, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

O filme conta a história verídica de Katherine Johnson – responsável por todos os cálculos para o lançamento histórico de John Glenn; Dorothy Vaughn – a primeira mulher negra a ser promovida chefe de departamento na NACA (predecessora da NASA) e especialista em computação e em programação FORTRAN; e Mary Jackson – a primeira engenheira negra da NASA.

Grandes Olhos (2015)


Sinopse: A pintora norte-americana Margaret enfrenta um de seus maiores desafios ao levar ao tribunal o próprio marido. Em um período em que o reconhecimento de um trabalho feminino era difícil, a artista aceita assinar com o sobrenome do marido e tem sua obra usurpada por ele. O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane, uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

My Mic Sounds Nice: A True Story of Women and Hip Hop (2010)


Sinopse: Dirigido e produzido por Ava DuVernay, este documentário traz as vozes de ícones do hip hop como Salt-N-Pepa, Missy Elliot, MC Lyte, Eve, Yo-Yo, entre outras, que falam sobre como é ser uma mulher em um gênero musical controverso e dominado por homens, no qual muitos artistas encontraram o sucesso com letras tóxicas e misóginas.

Olga (2004)


Sinopse: Berlim, início do século XX. Olga é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência. O filme é baseado na história real de Olga Benário.

Jornada da Alma  (2002)


Sinopse: Em 1905 Sabina, uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung, aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores. Jornada da Alma é baseado na vida de Sabina Spielrein, uma das primeiras mulheres psicanalistas no mundo.


What Happened Miss Simone? (2015)


Sinopse: Um documentário que traz Gravações inéditas, imagens raras de arquivo e suas músicas mais populares contam quem foi a lendária Nina Simone, cantora, pianista e ativista.

A Garota Dinamarquesa (2015) 


Sinopse: Filme inspirado na vida das pintoras Gerda Wegener e Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual. Em foco o seu casamento com Gerda e sua descoberta como mulher quando sua esposa pede para que ela pose para retratos femininos quando uma modelo falta na década de 1920.

The Hunting Ground (2015) 


Sinopse: A realidade de abusos sexuais em universidades dos EUA – omitida pelas próprias universidades – vem à tona quando as vítimas se recusam a se deixar silenciar. O documentário é focado nas ações de duas estudantes que trabalham juntas para unir as vítimas de violência sexual em universidades de todo o país em uma rede para  denunciar e chamar atenção para o problema.

The Runaways – Garotas do Rock (2010)


Sinopse: Joan Jett e Cherie Currie, duas adolescentes rebeldes do sul da Califórnia, são as líderes das Runaways, a lendária banda que abriu o caminho para futuras gerações de mulheres roqueiras. Sob a influência do empresário Kim Fowley, a banda faz um grande sucesso. Porém, a relação tempestuosa entre as adolescentes ameaça o futuro do grupo.

She’s Beautiful When She’s Angry (2014) 


Sinopse: Este documentário apresenta um olhar inspirador sobre as mulheres brilhantes e corajosas que lideraram o movimento feminista na década de 1960 e 1970 nos EUA. O documentário mostra que os movimentos feministas surgiram com grande influência dos movimentos de direitos civis na década de 60, e trouxeram questionamentos e a consciência sobre a necessidade de igualdade entre homens e mulheres.

As Sufragistas (2015) 


Sinopse: No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. A partir de 1912, elas começam a coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as sufragistas, resistindo à pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina. 

A Paixão de Joana D’arc  (1928)


Sinopse: A Paixão de Joana D’Arc detalha as últimas horas de vida de Joana e ocorre após ela ter sido capturada pelos ingleses, cobrindo a prisão, tortura, julgamento e execução da heroína francesa. Chefe militar da Guerra dos Cem Anos, Joana foi executada pelos borguinhões em 1431. O roteiro é baseado nos documentos históricos do julgamento de Joana e reconhecido mundialmente como um marco na história do cinema.

A História de Rosa Parks (2002) 


Sinopse: O filme traz a história de Rosa Parks e a sua atuação durante o movimento de direitos civis nos EUA, na década de 1950/60. Quando Parks se recusa a ceder seu lugar no ônibus segregado para um homem branco, ela é presa, o que motiva um boicote de mais de um ano por parte da população afro-descendente contra os ônibus, em Montgomery, Alabama. O boicote mobilizou as pessoas tanto localmente como em todo o país a participar do movimento dos direitos civis pelo fim da discriminação e a segregação racial no país.

Frida (2002)


Sinopse: O filme conta a história Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística do México, e considerada a primeira artista surrealista da América Latina. Conceituada e aclamada como pintora, o filme retrata o seu conturbado casamento aberto com Diego Rivera, com quem compartilhava suas opiniões políticas, paixão e trabalho.

Em Busca de Iara (2013)


Sinopse: Em Busca de Iara é um documentário sobre a psicóloga e guerrilheira brasileira Iara Iavelberg, integrante da luta armada contra a ditadura militar brasileira. Através da pesquisa de documentos, entrevistas e filmes de arquivo, o documentário reconstrói a vida de Iara e desmonta a versão oficial de sua morte, dada como suicídio.

Amelia (2009)


Sinopse: Baseado na vida da aviadora americana Amelia Earhart, o filme tem início em 1928, quando ela realiza marcos importantes, como diversos recordes de altitude e velocidade, e torna-se a primeira mulher a sobrevoar sozinha o Oceano Atlântico. Em 1937, Amélia se prepara para seu maior desafio: tornar-se a primeira mulher a dar a volta ao mundo em um avião.


Malala (2015)


Sinopse: Malala é um documentário sobre a mais jovem ganhadora de um Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, que foi perseguida pelo Taliban e severamente ferida por um tiro quando voltava para casa em seu ônibus escolar no Paquistão. A menina, de então 15 anos, foi julgada por defender a educação para meninas, e o ataque a ela provocou protestos de simpatizantes em todo o mundo. Ela milagrosamente sobreviveu e agora é líder de uma campanha global para educação de meninas.

Madame Curie (1944)


Sinopse: A estudante polonesa Marie Sklodowska se destaca na Universidade de Sorbonne, em Paris, o que leva seu tutor a indicá-la para trabalhar com o famoso pesquisador Pierre Curie. Pierre a princípio não gosta de ter uma mulher em seu laboratório, mas com o tempo reconhece a capacidade e a dedicação de Marie ao trabalho, se apaixona e o casal acaba por se casar. Marie começa a investigar as propriedades radioativas presentes na uranita, e suas medições a levam a deduzir que somente os elementos conhecidos não poderiam gerar o nível de radiação obtido. Assim, ela e Pierre, começam o extenuante trabalho de tentar isolar o novo elemento, que Marie denomina de Rádio, usando o método da cristalização. A produção retrata a vida da célebre física franco-polonesa e ganhadora de dois Prêmios Nobel – Física e Química – Marie Curie.


Gloria: In Her Own Words (2011)


Sinopse: Este documentário conta a trajetória da jornalista e ativista feminista Gloria Steinem, retratando seus anos como repórter, seu importante trabalho sobre as condições de trabalho das coelhinhas da Playboy e suas experiências trabalhando com mulheres durante a audiência sobre aborto em Nova York, em 1969.


Leia também!

Precisamos empoderar nossas mulheres | Feminismo para leigos | Deixa a mulher falar! | A construção de imagem da mulher brasileira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o blog


Conteúdo sobre questões raciais e de gênero de forma acessível e cor-de-rosa. O blog aborda assuntos como moda e estética negra como forma de expressão, além de questões ligadas ao movimento negro e feminista na contemporaneidade.

Newsletter