quarta-feira, 14 de junho de 2017

Cronograma capilar | Cuidados com o cabelo pós-tranças (box braids)

Foto: Reprodução/Tumblr

Usar tranças (também conhecidas como box braids) é um paraíso. Você se sente linda, closeira e empoderada, mas na hora de tirá-las podem se tornar um pesadelo caso os devidos cuidados não sejam tomados. 

O que acontece é que o fio capilar e o couro cabeludo ficam muito sensíveis após a retirada das tranças. Isso porque, durante o uso, não fazemos nenhum tipo de hidratação mais pesada, a não ser trazer os queridinhos óleos naturais para o nosso dia-a-dia.  

O indicado é ir sem moderação no famoso cronograma capilar. Para quem não conhece, o cronograma capilar é uma série de cuidados semanais que consiste em hidratação, nutrição e reconstrução.Ou seja, tudo o que as nossas madeixas precisam para ficarem saudáveis e lindas como sempre. 

Foto: Reprodução/Tumblr

O tratamento é feito em um mês e pode ser repetido quantas vezes precisar. Esse processo é necessário para que o cabelo recupere os nutrientes necessários para manter-se fortalecido através desses cuidados feitos com máscaras e diversos outros tipos de produtos. 

Uma dica super importante e que a maioria já conhece é o queridão das crespas: óleo de coco. Quando eu faço a retirada das minhas tranças eu sempre uso uma solução com óleo de coco e creme de pentear. Uso por, pelo menos, três vezes na semana e o resultado é incrível: fios muito mais macios e brilhosos

Foto: Reprodução/Tumblr

Bom, vamos às dicas!

Hidratação 


A hidratação é o processo que recupera os nutrientes e repõe a água dos fios. Isso deixa os cabelos mais macios e brilhosos. Hidratar o cabelo é uma prática muito comum entre as pessoas, mas nem sempre o procedimento é feito do jeito correto, com disciplina e com os produtos indicados. É importante lembrar que existem diversos tipos de cabelo e por isso devemos usar os produtos que mais se adequam ao nosso tipo. 

Indico: proteínas de mel, arroz, chocolate, aloe vera, colágeno, bepantol, ovo e creme de leite. 

Nutrição


A nutrição recupera o brilho, a maciez e a oleosidade natural dos fios. Ao usar box braids, principalmente se for por mais de 1 mês, os cabelos ficam bastante ressecados. Por isso, a nutrição é uma etapa essencial para recuperar a oleosidade e o peso natural de cada cabelo. 

Indico: Ceramidas, óleo de coco, azeite e açúcar, azeite de oliva, creme de leite, manteiga de karité, abacate, macadâmia e óleo de tutano. 

Reconstrução


A reconstrução, literalmente, reconstrói e traz força aos cabelos. De acordo com o cabeleireiro Sylvio  Rezende, é super importante repor a queratina dos cabelos para que eles fiquem mais resistentes

Indico: queratina, manteiga de tutano, óleo de argan, pracaxi, silicone e aloe vera. 

Foto: Manuela Bbg

É importante manter esses cuidados sempre que o cabelo estiver com o aspecto mais frágil e ressecado. O cronograma capilar pode ser feito várias vezes, mas com moderação, pois em excesso os fios podem ficar oleosos demais ou enrijecidos, trazendo um resultado contrário do esperado. Após o uso das tranças, o ideal é fazer um cronograma, pois o uso deixa os cabelos mais frágeis. 

Pra finalizar, vale lembrar que o processo deve ser feito três vezes na semana, durante um mês. 

Abaixo deixo um modelo de cronograma capilar feito pelo site Dicas de Mulher:

Foto: Reprodução/Dicas de Mulher

Leia também o artigo sobre cronograma capilar feito pelo site Cacheia!.

 Meu resultado pós-tranças:





2 comentários:

  1. Aaaaaah me ajudou muito tô querendo deixar as trancinhas.
    Amei as dicas ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz por ter gostado.

      Volte sempre, queridona!

      Super beijo <3

      Excluir

Sobre o blog


Conteúdo sobre questões raciais e de gênero de forma acessível e cor-de-rosa. O blog aborda assuntos como moda e estética negra como forma de expressão, além de questões ligadas ao movimento negro e feminista na contemporaneidade.

Newsletter