quinta-feira, 13 de julho de 2017

Uma moda que veio da favela

Como os itens estéticos conhecidos como “coisa de favelado” foram absorvidos pela onda Tumblr e se tornaram tendência de moda

Foto: Reprodução/Tumblr

Chinelos slide, viseiras, pochetes e até o risquinho na sobrancelha… Nada disso chegou de repente através das it girls e afins. Antes disso, esses itens estéticos eram usados pela galera da periferia e altamente marginalizados. Se antes um risco na sobrancelha era mal visto, hoje é totalmente diferente quando a estética é absorvida pela galera Tumblr, it girls, digital influencers e por aí vai. 

Sabemos que essa “mudança de opinião” não vem do nada. A gente pode resumir tudo isso à famosa frase que diz que cultura de preto é bom, desde que você não seja preto. 

Isso é uma crítica? Sim. Uma crítica às pessoas que sempre marginalizaram (e ainda marginalizam) esses itens quando estão sendo usados por gente preta, mas dá like e elogia quando é branco quem está usando. 

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/07/35/f2/0735f2a9aeeb8d53ea98d960c361959c--tumblr-style-dr-martens.jpg



https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/74/e3/4b/74e34bfa61b1ed273d61184d01885a25.jpg 

https://scontent.cdninstagram.com/hphotos-xaf1/t51.2885-15/e15/11378599_886737438030466_702954498_n.jpg
Esses itens já passaram por um processo de "gourmetização", ou seja, foram transformados numa versão mais "limpa" para serem usados pela branquitude. Essas peças são as mesmas que até hoje são motivo para as pessoas atravessarem a rua quando é um negro que está usando. Não é preciso puxar muito da memória para lembrar dos esteriótipos. Homem preto, chinelo da Adidas, viseira, pochete... Vem logo à mente o esteriótipo do que a sociedade chama de marginal. Agora pense a mesma coisa, apenas trocando por um homem branco. Muda totalmente, não é mesmo? O estilo "menino-bom" se transforma imediatamente no estilo "boy-Tumblr" que a internet tanto venera.

Há quem diga que a maldade está nos olhos de quem vê. Mas essa é uma desculpa de quem anda fechando os olhos para o racismo presente no nosso dia-a-dia. Sabemos que quando apropriadas essas coisas foram ressignificadas, mas ainda assim são marginalizadas quando usadas por pessoas pretas.

Indo contra essa construção, aproveito o post para mostrar algumas referências de pessoas pretas usando alguns looks com esses itens. É importante reforçar que, ainda nas imagens abaixo, mesmo com pessoas pretas, é possível perceber uma estética totalmente diferenciada e mais puxada para o famoso "estilo Tumblr", mas ainda assim são vistos de forma marginalizada, apenas por serem negros quem estão usando.

Vamos mudar isso?








http://68.media.tumblr.com/b5744d5f31925c5def561bad7d8848dd/tumblr_nyfirpoSxY1qcbkuxo1_1280.jpg 

Fotos: Reprodução/Tumblr

Ps: não vamos esquecer das tranças, que antes eram coisa de "preta suja que não lava o cabelo, tem piolho, quer disfarçar o crespo", mas hoje é cool e tombamento. Já perdi a conta de quantas brancas vêm me perguntar se é apropriação usar tranças. 

2 comentários:

  1. Que post maravilhoso! Que blog lindo! Muito sucesso pra você!
    https://tabatabueno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sobre o blog


Conteúdo sobre questões raciais e de gênero de forma acessível e cor-de-rosa. O blog aborda assuntos como moda e estética negra como forma de expressão, além de questões ligadas ao movimento negro e feminista na contemporaneidade.

Newsletter