quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Festa da Boa Morte celebra a história de mulheres negras em Cachoeira

Foto: Divulgação/Setur

A Festa da Boa Morte é, desde 2010, Patrimônio Imaterial da Bahia e este ano o evento se iniciou no domingo (13) e vai até a quinta-feira (17). A tradição, uma das maiores do Recôncavo Baiano, é seguida desde o século XIX e reúne mulheres negras em Cachoeira (BA). O evento, essencialmente religioso, tem forte tradição européia, entretanto possui influências da cultura afro-brasileira com as religiões de matrizes africanas.

Foto: Divulgação/Setur
A Irmandade da Boa Morte se iniciou com um grupo de 23 mulheres negras e a tradição se mantém passando de mãe para filha. Podem participar da Irmandade àquelas que possuem mais de 50 anos e, antigamente, só  descendentes de africanos, entretanto hoje são permitidas também mulheres brancas. 

O evento é marcado por missas e procissões onde as integrantes da irmandade saem carregando a imagem de Nossa Senhora do Rosário em direção a igreja que carrega o nome da santa. Durante os dias do eventos as mulheres usam branco e rola até samba de roda, cânticos e pratos típicos baianos, como o caruru

A programação ainda segue no dia de hoje e amanhã (17) com samba de roda e ofertas de comidas típicas como o caruru. 

É importante lembrar que a Irmandade da Boa Morte é responsável pela libertação de vários negros escravizados. Os festejos contam a história dessas mulheres negras que se uniram e lutaram pela liberdade de seus irmãos negros

Foto: Divulgação/Setur

Hoje e amanhã ainda rola festa!

  • Quarta-feira, 16 -  Distribuição de cozido servido ao som de mais samba de roda, às 18h, no Largo D'Ajuda.
  • Quinta-feira, 17 - Oferta de caruru e samba, às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o blog


Conteúdo sobre questões raciais e de gênero de forma acessível e cor-de-rosa. O blog aborda assuntos como moda e estética negra como forma de expressão, além de questões ligadas ao movimento negro e feminista na contemporaneidade.

Newsletter