Documentário AIUÊ: Escutando os sons dos Quilombos estreia hoje (15) na Walter da Silveira

Foto: Donminique Azevedo


O documentário AIUÊ: Escutando os sons dos Quilombos pré-estreia hoje (15), na Sala Walter da Silveira. O evento de lançamento começa às 15h, com exibição do filme às 19h, e conta com exposição fotográfica, roda de conversa com lideranças quilombolas e outros representantes, além de intervenções artísticas. 
Pôster oficial do documentário

O filme promete apresentar as sonoridades que fazem parte do cotidiano das comunidades quilombolas de Salvador e Região Metropolitana. “As comunidades quilombolas foram historicamente invisibilizadas, mas ainda assim resistem por meio de muitas lutas ligadas à identidade étnica e à territorialidade. Do som ambiente aos silenciamentos, o documentário traz essa resistência por meio da incursão sonora nos quilombos, no intuito de estabelecer diálogos culturais entre as comunidades presentes no longa”, explica Donminique Azevedo, idealizadora.

A equipe é formada pelos cineastas negros Donminique Azevedo (documentarista, jornalista e educadora), Danilo Umbelino (cineasta e diretor de fotografia), Leo Rocha (musicista e cineasta) e Uiran Paranhos (cineasta e técnico de som direto). Inclusive, o documentário traz também a participação do cantor Lazzo Matumbi que dá voz à trilha e canta a música-tema do filme; e da socióloga e militante do Movimento Negro Vilma Reis. 


Nenhum comentário