Desfile da Coleção Asè, de Carol Barreto - Ashismos, por Ashley Malia

Últimas

sábado, dezembro 17, 2016

Desfile da Coleção Asè, de Carol Barreto



Ontem (15) estive presente no evento Conversas Plugadas, promovido pelo Teatro Castro Alves, que teve como convidada a designer de moda Carol Barreto, apresentando seu novo trabalho, a Coleção Asè, que esteve presente também no Angola International Fashion Show

No evento, Carol falou sobre os caminhos traçados para chegar ao resultado final da Asè. Ela contou suas vivências e como a sua trajetória influenciou muito na criação da coleção. Discussões sobre negritude e cultura afrobrasileira não faltaram, afinal, a Coleção Asè tem a presença de vários elementos negros, como também religiões de matrizes africanas. 

Além de designer, Carol é também pesquisadora e professora da Universidade Federal da Bahia. Seus trabalhos sempre tem um toque de ativismo, principalmente envolvendo a questão da negritude. No Conversas Plugadas, ela falou da sua relação com a ubanda e do reconhecimento e linguagem da mulher brasileira na diáspora africana. Carol Barreto é uma voz de resistência no cenário da moda e afirmou que, apesar da moda conceitual ser algo distante dos espaços ocupados pelos negros, atualmente, no Brasil e no mundo, ela ainda sonha que a sua coleção esteja acessível a esta população. 

A designer falou bastante sobre a experiência de materializar uma ideia e afirmou que a "Asè é uma coleção de afeto". A coleção carrega muita ancestralidade, muitos elementos, como toalhas de mesa, colcha de cama e afins, doados de familiares e colaboradores. Esse resgate de elementos afetivos é o que carrega grande parte da essência da coleção. 

Logo após o bate-papo com o público, que foi mediado pela pesquisadora, curadora e diretora criativa, Diana Lima, pudemos ser agraciados pelo desfile da coleção. 

Confira as fotos abaixo: 









Confira o vídeo da cobertura: 


Gostaram? Não deixem de se inscrever no meu canal do YouTube e acompanhar minhas outras redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Conheça mais sobre o trabalho de Carol Barreto através da sua FanPage

Beijos e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário