Feira de empreendedorismo do gueto acontece neste sábado (21) em São Caetano


A Feira Odara, promovida pelo Brechó Odara, acontece neste sábado (21), a partir de 11h, na Quadra de São Caetano. A proposta da feira é dar espaço para empreendedores da periferia impulsionarem seus trabalhos, além de incentivar o consumo de empreendimentos da favela.

Ao todo serão 15 expositores, com mulheres negras em sua maioria, levando produtos dos mais diversos segmentos, como gastronomia e moda.



A marca de roupas Preta Patrícia é uma das exposições confirmadas no evento
Foto: Matheus Aquino

O projeto foi idealizado pela jovem de 19 anos Inara Barone, junto aos seus amigos. Ela conta que tem muitos amigos e conhecidos que possuem um pequeno negócio, mas não têm visibilidade ou espaço.

Segundo pesquisa do Data Favela para o Sebrae, de cada 10 moradores das favelas brasileiras, 4 tem vontade de empreender. Ainda de acordo com o estudo, 12,3 milhões de pessoas vivem nas favelas do Brasil e movimentam uma economia de 68,6 bilhões.

Sabemos que dentro da periferia sempre existiu o empreendedorismo, mas com outro nome: sobrevivência. E tudo isso eles não aprenderam em workshops, reuniões ou palestras sobre empreendedorismo, aprenderam como forma de sobreviver, de colocar o pão na mesa e educar seus filhos”, afirma a idealizadora.

Além de roupas, acessórios e comida, o evento conta com música e poesia, com apresentações do Coletivo Pé Descalço, da dupla Visioonárias e da musicista Rai Éssi.

0 comentários: