Ads Top

Em Gana a Manteiga de Karité é empoderamento para as mulheres

Foto: The Body Shop Brasil

*Por Ashley Malia

Usada há séculos pelas mulheres de Gana para proteger a pele e os cabelos, a manteiga de karité tem propriedades ancestrais não só no seu uso, mas também na fabricação, que é passada por gerações de mulheres até os dias atuais.

Na última terça-feira (9), a marca de cosméticos The Body Shop promoveu em Salvador um evento para falar sobre o uso do karité e a relação com o empoderamento feminino em Gana. A filósofa, feminista e acadêmica Djamila Ribeiro foi convidada para contar a experiência que teve ao visitar a comunidade e observar o processo de produção da manteiga. Além dela, esteve presente também a líder da comunidade de Gana onde é obtida a manteiga de karité, Madame Fati Paul. Ela relatou o processo de desenvolvimento das comunidades após Anita Roddick, fundadora da The Body Shop, conhecer e se interessar pelo ingrediente.

Foto: The Body Shop Brasil

Segundo relatos da Madame Fati, antes de 1994, quando a marca descobriu o poder do ingrediente, as comunidades estavam num pico de pobreza. As mulheres dependiam completamente dos seus maridos, que podiam ter até quatro esposas, e eram proibidas de fazer muita coisa. Através do programa de Comércio com Comunidades da Associação das Mulheres de Tungteiya, no norte de Gana, essas mulheres passaram a receber salários justos para produzir a manteiga e, assim, puderam contribuir na emancipação de suas comunidades, investindo em educação, saúde e melhores condições de moradia.


Empoderamento coletivo 

Para as mulheres ganesas, o karité significa independência. Mais que isso, significa também poder. E esse empoderamento é coletivo, uma vez que levou a possibilidade de oferecer melhores condições a toda uma comunidade.

É como diz a autora Joice Berth, em “O que é empoderamento?”:

“O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e permanece em existência apenas na medida em que o grupo conserva-se unido” 

Mandame Fati exemplifica isso afirmando que as mulheres da Associação de Mulheres de Tungteiya, além de trabalharem juntas, oferecem suporte umas às outras.

Uma sobe e puxa a outra.

É mais uma prova de que mulheres negras estão sempre um passo a frente no que diz respeito à luta por emancipação.

Benefícios da Manteiga de Karité

Foto: The Body Shop Brasil
Um dos maiores benefícios da manteiga de karité é combater o ressecamento da pele e dos cabelos, trazendo hidratação e nutrição.

Outros benefícios do ingrediente são:

- Proteção contra radiação ultravioleta;
- Proteção contra frio, vento, água do mar e piscina;
- Antioxidante;
- Anti-inflamatória.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.